29 de setembro de 2010

Em Cristo o sofrimento tem sentido

É normal nós ouvirmos as pessoas, e até nós mesmos nos perguntarmos diante de uma experiência de sofrimento ou de dor: por que? Por que isso aconteceu comigo?

O fato, é que o sofrimento faz parte de nossa natureza humana:
somos limitados, e na dor experimentamos de maneira concreta o nosso limite. Todo mundo sofre, tem seus problemas, maiores ou menores, mas todos têm sua cruz. Você já viu alguém que não sofre?

Jesus sofreu, e sofreu muito. Os Evangelhos nos mostram um Jesus que sofre com as perseguições dos fariseus e doutores da lei, que chora sobre a cidade de Jerusalém, e que chora com a morte de Lázaro. É claro sem falar de sua Paixão e morte. É uma Deus totalmente humanizado.

Diante do sofrimento, podemos fazer-nos uma pergunta diferente: o que eu posso aprender com isso? O que Deus quer me ensinar com isso? Em muitas situações de dor, Deus é sempre o culpado, porém, Ele pode ser justamente aquele que pode dar um novo sentido ao sofrer, como diz santo Tomás de Aquino: “Deus tira o bem até dos males.” Não podemos permitir que o sofrimento seja definitivo, não devemos pôr um ponto final, mas uma vírgula, e continuarmos nossa história, pois depois da cruz vem a ressurreição.

Diante de Jesus Crucificado, estava Nossa Senhora(Jo 19, 25), e de pé. Imaginem uma mãe em pé diante de seu filho crucificado! Frieza? Não, maturidade na fé. Maria sabia que a perda de seu filho não era para sempre, seus olhos estão fixos na ressurreição, na vitória. Se tivermos nossos olhos fixos somente em nossos sentimentos e em nossa dor, como poderemos superar o sofrimento?

Que saibamos como Maria, mulher eucarística e da Palavra, a superar os sofrimentos da vida tendo consciência que depois que passarem, seremos diferentes, mais amadurecidos, pois depois de toda poda vem nova vida.

Jonas Emerim Velho
Seminarista de filosofia

Nenhum comentário: