Missão IDE

MISSÃO IDE - Avivando as Nações
Clique e Acesse nosso Website

Conheça um pouco sobre esta Obra de Deus!

1 - Evangelizar sob a moção do Espírito Santo: ‘Nosso dever e missão!”

“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Este é um mandamento de Jesus Cristo pelo qual a Missão Ide sentiu-se chamada a realizar com maior ardor. As missões fazem parte da natureza da Missão Ide: “Não existe testemunho sem testemunha, como não há missão sem missionários.” (Rmi 61). Com a finalidade de colaborarem em sua missão e continuarem a sua obra salvificadora, Jesus escolhe e envia pessoas como suas testemunhas e apóstolos: “Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, e em toda Judéia e Samaria e até os confins do mundo.” (At 1,8)
Atendendo o apelo que a Igreja tem despertado na consciência dos fiéis leigos, no tocante As missões, buscamos evangelizar o mundo, unidos à Igreja de Jesus Cristo, respondendo fielmente a esse chamado. Nós queremos ser fieis à Igreja, por isso, habilitados pelo sacramento do batismo e da iniciação cristã, atuando pelos dons do Espírito Santo (ChL33) e buscando uma vivência e formação cristã, anunciamos Jesus Cristo, o Redentor do Homem, pois a própria Igreja permanece na esfera do mistério da redenção, que se tornou precisamente o principio fundamental da sua vida e da sua missão (RH 7).
Assim embasados na Palavra de Deus, bem como na Encíclica do Papa João Paulo II, intitulada Redemptoris Missio, sentimos-nos impelidos pelo Espírito Santo, protagonista da missão, e a exemplo de um dos maiores missionários da nossa Igreja, o apostolo Paulo, a evangelizar com um novo ardor missionário. Cientes de que a missão faz com que a própria Igreja e seus missionários se renovem e revigorem sua fé e identidade e conscientes da urgência da missão, que se faz necessário o empenho de todas As nossa Forças, nós da Missão Ide nos colocamos a disposição da Igreja, como instrumentos de evangelização, cientes de que o verdadeiro protagonista de toda missão eclesial é o Espírito Santo, que atua nos homens e por meio deles. (cf. Rmi21).

2 - ESPIRITUALIDADE E CARISMA

NOSSO CARISMA:
Avivamento e Misericórdia!
Somos uma Missão de Aliança, que alicerçada em sete compromissos buscamos nossa santificação para melhor desempenhar a missão de evangelizar no poder do Espírito Santo, segundo o que segue:
1) Eucaristia: “O homem deve tremer, o mundo deve fremir, o céu inteiro deve comover-se, quando, sobre o altar, nas mãos do sacerdote aparece o Filho de Deus.” (São Francisco de Assis). Por ele, perpetua pelos séculos, at;e que volte. O sacrifício da cruz, confiando destarte `a Igreja, Sua dileta esposa, o memorial de sua Morte e Ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vinculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado, o espírito é repleto de graça e nos é dado o penhor da futura glória.” (SC 593). Por isso a adoração a Jesus Eucarístico é uma parte essencial da Espiritualidade da Missão Ide, bem como a participação na Santa Missa o maior numero de vezes possível na semana;
2) Palavra de Deus: “A palavra de Deus nos leva à perfeição” (São Bento). Meditamos a palavra de Deus todos os dias, para vivencia-la e testemunha-la no poder do Espírito Santo. “Cabe aos sagrados pastores, depositários da doutrina apostólica , educar oportunamente os fiéIs que lhe foram confiados para o correto uso dos livros divinos.” (DV 197). Para orientação da leitura das Sagradas Escrituras utilizamos livros próprios para estudo bíblico, sob orientação e formação de teólogos da própria Missão e de nossa Diocese.
3) Oração Pessoal: Se quisermos encher o mundo com o perfume de Cristo, precisamos nos encher antes na oração pessoal e estarmos impregnados com esse doce aroma. O coração da oração é a adoração. A adoração do Deus três vezes Santo é sumamente amável, nos enche de humildade e nos da garantia a nossas suplicas (CIC 2559). Temos o compromisso de orar ao menos uma hora todos os dias.
4) Devoção Mariana: Temos em Maria nosso modelo, aquela a quem o filho nada nega, por isso confiamos à sua intercessão toda nossa vida e Missão através da oração do terço.
5) Oferta: “Não negues coisa que possuas, ainda que te seja necessária – Tudo para ti e nada para mim”. (São João da Cruz). Por isso colocamos em comum a oferta e os bens privados para estar a serviço da evangelização e para socorrer aos irmãos mais necessitados.
6) Confissão: Pelo sacramento da penitência alcançamos a graça do perdão e da reconciliação; confessar é encontrar-se pessoalmente com Cristo ressuscitado na pessoa do Sacerdote. Procuramos o sacramento da penitencia uma vez ao mês.
7) Jejum: Se o grão de trigo não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.”(Jo 12,24). Devemos jejuar, Jesus jejuou, e elogiou o jejum dizendo que há uma recompensa dada pelo Pai àqueles que o fazem. Para chegar aonde Deus deseja que cheguemos, jejuamos pelo menos uma vez por semana”.

3 - A FUNDAÇÃO

Fundador
Fundada em 1996, tem sua sede principal e inicial na Diocese da São José dos Campos/SP, na Rua 27 de Julho, 306 - Monte Castelo - CEP: 12215-100 - Telefone: 12-3913-3542 Estamos em comunhão com o nosso pastor Dom Moacir Silva bispo diocesano, temos por diretor espiritual Pe. João Alves Sobrinho. Temos por fundador José Moreira Guedes Filho (Juninho). Nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos de nosso carisma, missão e trabalho sempre que se fazer necessário. Como membros ativos de nossa Igreja, queremos sempre somar , pois acreditamos que o sinal de Deus para todo projeto é a obediência e o amor a Ele e aos representantes de sua Igreja.

4 - NOSSOS TRABALHOS

Impelidos pelo direito e dever que o sacramento do Batismo nos confere, desenvolvemos alguns trabalhos com o intuito de promover a adesão de cristãos ao seio da Igreja (cf CIC – Cân 211). São Eles:
1) Encontro aberto: Tem a finalidade de anunciar Jesus Cristo. Na espiritualidade da RCC, nos reunimos uma vez por semana, aberto as pessoas que não fazem parte da Missão, para tal finalidade, anunciar Jesus Cristo, o único capaz de revelar e conduzir a Deus. (Rmi 5)
2) Formação da Doutrina Católica: Estudamos o precioso deposito da Doutrina Cristã, queremos conhecer e estudar aquilo que a Igreja crê, para darmos razão a nossa esperança. Nossos formadores são licenciados em Teologia e Filosofia.
3) Pregações em todo o mundo: “O mundo torna-se assim ambiente e meio da vocação cristã dos fiéis leigos, pois também eles estão destinados a dar gloria a Deus Pai em Cristo”. (ChL 15). Temos respondido a esse chamado pregando o Evangelho em todo Brasil e também agora fora dele, principalmente nos EUA e na Europa.
4) Meios de Comunicação Social: O Espírito sopra onde quer (Jô 3,8), este mesmo Espírito tem nos conduzidos a evangelizar através de sistemas de radio, televisão e internet. Temos nosso próprio site e um programa de televisão na Emissora Século XXI em Valinhos.
5) Literatura: A Missão Ide tem colaborado para divulgar a palavra de Deus e também a doutrina Católica, através de livros, fitas cassetes, cd de musica e vídeos gravados em nossos encontros de espiritualidade.
6) Musica: Um grupo de fiéis leigos se dedicam `a evangelização através da musica.
7) Vigílias, tarde de Louvor e Retiros: Sempre em comunhão com os presbíteros da Igreja, temos promovido esses encontros de espiritualidade com a finalidade de levar o católico a aderir a Jesus Cristo e amar mais à sua Igreja.
8) Projeto FURNAS: Temos um projeto social em parceria com Furnas Centrais Elétricas S/A, com o objetivo de atender famílias carentes dando apoio material e psicológico.