11 de abril de 2010

Devoção à Divina Misericórdia

No segundo domingo da Páscoa nossa Santa Igreja dedica à celebração e a devoção à divina misericórdia. Impelido pelo Espírito Santo, mola propulsora que direciona a Igreja desde Pentecostes, nosso saudoso Papa João Paulo II por ocasião do Advento, mais precisamente em novembro de 1980, dedicou um estudo sobre a Misericórdia Divina através da carta encíclica intitulada Dives in Misericórdia.


Referida carta traz um estudo detalhado, demonstrando a face do Deus Misericordioso desde os primeiros relatos ainda no Antigo Testamento até a misericórdia revelada a nós através da loucura da Cruz e a vitória sobre o último inimigo, a morte, através da Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador, Jesus.


Assim, hoje, através desse magnífico documento, a Igreja nos conclama a difundir a devoção à Divina Misericórdia, ao passo que, nos dizeres da encíclica “13. A Igreja deve professar e proclamar a misericórdia divina em toda a sua verdade, tal como nos é transmitida pela Revelação”.


Diante dessas palavras é preciso que, cada um de nós, prossiga firme no propósito de levar a Palavra de Deus e investir cada dia mais na salvação das almas, levando cada pessoa a uma profunda conversão, pois conforme nos ensina João Paulo II, “É por isso mesmo que a Igreja professa e proclama a conversão. A conversão a Deus consiste sempre na descoberta da sua misericórdia, isto é, do amor que é paciente e benigno como o é o Criador e Pai; amor ao qual Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo é fiel até às últimas consequências na história da Aliança com o homem, até à cruz, à morte e à ressurreição do seu Filho. A conversão a Deus é sempre fruto do retorno para junto deste Pai, rico em misericórdia” (Dives in Misericórdia, n. 13 §9.º)


Dives in misericórdia, na íntegra.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Estar na misericórdia do Senhor de nossas vidas é viver sob sua Graça, Guarda e Proteção. Clamar pela misericórdia de Deus a nós é assinar uma declaração do Senhorio de Jesus!!